Estudos

Um estudo de viabilidade deve ser realizado sempre que um novo projeto esteja em fase de avaliação.

 

Por exemplo, um Estudo de Viabilidade Económica e Financeira é fundamental, quer para projetos relativos à criação de uma novo Programa, quer para projetos na perspetiva de um Programa já em atividade e que necessite de avaliar a valia de um eventual projeto de investimento a realizar e qual o seu impacto no seu meio.


A implementação de um projeto de investimento, implica uma profunda análise de mercado, do produto/serviço e de um rigoroso plano de negócios, que suporte a viabilidade do investimento.
 

Na prática, devemos procurar responder às seguintes questões:

 

Onde Estou? A resposta a tal questão pressupõe uma análise interna da situação do Programa e do seu posicionamento no momento atual, nomeadamente dos seus pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades, assim como um claro diagnóstico dos recursos disponíveis.

 

Quais os Objetivos Estratégicos? Deve-se definir qual o impacto esperado para o Programa e para o seu posicionamento no meio(local) com a realização do investimento projetado.

 

Como lá chegar? Analisar quais os recursos necessários e qual estratégia a adotar com vista à prossecução dos objetivos definidos. De que forma poderemos colmatar os pontos fracos e potenciar os pontos fortes. Como fazer face às ameaças e aproveitar as suas oportunidades.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now